O caminho do silêncio - Gonçalves Ribeiro


Seu eu pudesse voltar sobre os meus passos,
eu seguiria
o caminho dos insensíveis.
Neste por onde ando,
há somente a companhia,
quase sempre,
do meu ressoar dos meus passos.

É um caminho solitário
este por onde ando.
São poucos os caminhantes
que andam por este caminho.
E quando nos alcançamos,
estamos tão distantes
na distância do silêncio
que não podemos dizer o que pensamos.

O caminho dos que sentem
é por demais solitário.
Na paisagem sem palavras,
apenas passos ressoam
na aridez do pensamento.
Mas talvez eu caminhasse
ainda mais solitário
se eu seguisse o outro caminho.
Já não sei que caminho eu seguiria
se eu pudesse voltar sore os meus passos.


(Gonçalves Ribeiro)

2 comentários:

  1. Linda poesia, mas não consigo encontrar as obras desse autor na Internet... Tenho um livro antigo com essa poesia???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que gostou desta poesia, é uma das minhas preferidas. Bom, eu o retirei de um livro bemmm antigo, é um livro que era do meu pai. O nome do livro é: "Moderna Enciclopédia de Pesquisar, Consultar e Aprender", do ano de 1982. O nome do autor da poesia é Gonçalves Ribeiro.

      Olha a capa do livro:
      https://3.bp.blogspot.com/-Eciga8dU1nI/WIFLrlnMVGI/AAAAAAAABi4/evEap4pmz80YWwR8D82Gh1NX4sdXBVo6wCLcB/s1600/Foto0660-horz.jpg

      Excluir

O que você achou dessa postagem?