O que é um gene?

    O que exatamente é um gene?
    Cada uma de nossas células contém 46 filamentos de DNA, cada filamento é formado por milhões de partículas chamadas nucleotídeos, e esses nucleotídeos são de 4 tipos diferentes: Os cientistas chamam de A, C, T e G.
    O gene é um trecho específico do DNA, uma sequência de A, C, T e G que codifica para algo. Um gene contém informações para as células lerem e usarem, mas o que exatamente essa informação faz?
    Você deve ter ouvido que existe um gene para olho azul, um gene para sardas, talvez até mesmo um gene para agressividade, mas um único gene não faz, de verdade, coisas como olhos, ou sardas, ou temperamento... genes fazem proteínas.

    As proteínas interagem umas com as outras e todo tipo de substância no corpo, para fazer coisas como o pigmento do olho, sardas e hormônios que alteram o humor. Um único filamento de DNA contém milhares de genes ou receitas únicas para proteínas. Humanos têm cerca de 20 mil no total. Alguns genes são pequenos, com apenas 300 letras de comprimento, outros têm mais de 1 milhão.
    O tamanho e a sequência de um gene determinam o tamanho e a forma da proteína construída. O tamanho e a forma da proteína determinam a função que a proteína tem no corpo. A hemoglobina, por exemplo, é uma estrutura proteica encontrada em glóbulos vermelhos. Sua forma e seu tamanho únicos permitem a captura de moléculas de oxigênio quando o sangue circula próximo dos pulmões,
e que são soltas mais tarde quando o sangue passa por tecidos necessitados de oxigênio.
    Pepsina é uma proteína digestiva, sua forma única permite a quebra do alimento no estômago, para poder ser absorvido pelo corpo.
    Queratina é uma proteína estrutural, sua forma e seu tamanho permitem a ligação entre queratinas
para a formação de estruturas rígidas como unhas, garras e bicos.
    Seres diferentes têm genes diferentes, que faz com que seus corpos funcionem de forma diferente. Mas uma das muitas razões pelas quais os cientistas acreditam que toda a vida na Terra é aparentada é que o código base do DNA, a linguagem dos A, C, T e G, é praticamente a mesma para todos os seres vivos. Muitos seres até mesmo compartilham os mesmos genes. Talvez você não se surpreenda muito ao saber que humanos e chimpanzés, que têm parentesco próximo compartilham 96% da suas sequências genéticas. Mas o que você pensaria que uma mosquinha tem em comum com uma bela modelo? Surpreendentemente, cerca da metade de seus genes, já que todos os seres usam o DNA praticamente da mesma forma.
    Engenheiros geneticistas descobriram que se retirarem um gene de uma bactéria e inserirem esse DNA em uma célula animal ou vegetal, essa célula vai, então, ler o novo gene e produzir a proteína bacteriana. Engenheiros têm misturado genes de organismos diferentes, produzindo muitos seres novos, incluindo milho que é tóxico para insetos, mas supostamente seguro para consumo humano; tomates que duram o dobro do tempo no mercado antes de estragarem e novas formas de bactérias que produzem a proteína humana insulina, que é coletada dessas bactérias e passada para pessoas com diabetes que precisam de insulina extra para sobreviverem.
    Então, para resumir um pouco as coisas "O que exatamente é um gene?". O gene é um trecho específico de DNA, não o filamento todo de DNA, só uma parte, que codifica para alguma coisa. Cada gene é como uma receita única que normalmente fala para a célula como fazer uma proteína ou um grupo de proteínas. Seres diferentes têm genes diferentes, mas todos os genes são escritos na mesma linguagem base do DNA de A, C, T e G.

Texto escrito por Jon Perry e traduzido por Felipe Tolentino.


Se quiser aprender mais sobre DNA e outras coisas legais, vá ao site www.statedclearly.com

ESSE TEXTO FOI TRANSCRITO DO VÍDEO: 
What is a gene?
Canal do Youtube: Stated Clearly

SEM INTENÇÃO DE PLÁGIO. A ÚNICA INTENÇÃO É DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.





Apoie Stated Clearly no Patreon: https://www.patreon.com/statedclearly

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa postagem?